sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Luthieria de Sopapo: avanços e desafios

Ao término de 2012 fomos à Gravataí numa  tarde chuvosa encontrar Léo Guimarães e conversar acerca dos avanços necessários para o aperfeiçoamento do sopapo moderno construído por Mestre Baptista. Deixamos (Lucas Kinoshita e Richard Serraria) 3 sopapos lá para ajustes e breve mostraremos os avanços que estão sendo feitos nesse sentido.

Léo Guimarães vem se empenhando no aperfeiçoamento da técnica desenvolvida por Mestre Baptista desde as oficinas  de construção de sopapo para o Projeto Cabobu, iniciadas em 1999 no Colégio Pelotense. Assim também entendemos que um dos desafios para difusão do tambor sopapo para um número maior de pessoas é fazer com que o instrumento se adapte às especificidades de instrumentistas que circulam em diferentes contextos da música popular. Isso passa por um controle maior de afinação, resistência do instrumento às viagens, ajustes nos fixadores de talabarte, construção de cases para sopapo e construção de um suporte que possa sustentar o sopapo para ser tocado de pé, melhorando assim as condições de microfonação do instrumento no palco, dentre outras coisas. 

Nisso, a dupla Lucas Kinoshita e Richard Serraria passou uma tarde produtiva e prazerosa com Léo Guimarães refletindo e relatando demandas a fim de avançarmos nesses tópicos antes referidos junto aos ouvidos atentos do luthier de sopapo.

Nenhum comentário: