Oficinas

Escrita Criativa aplicada à Canção

Módulo 1
Mito de Orfeu, Primórdios da poesia grega, Vinícius de Moraes e Orfeu Negro, Letras de Música na Bossa Nova, Poesia contemporânea: Drummond, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Paulo Leminski e Manoel de Barros. O papel da canção  enquanto o lugar da poesia na contemporaneidade. Canção é Literatura? Se sim, é um gênero literário? Estudiosos da canção no Brasil (Bruno Kiefer, José Ramos Tinhorão, Marcos Napolitano, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, etc). O cancionista de Luiz Tatit: teses principais e resumo das dicções de cantautores nacionais.

Módulo 2
Exercícios de Leitura Dirigida: poesia, crônica, jornais diários e blogosfera
Poesia e Canção - Insensatez de Tom e Vinícius
Crônica e Canção - Chico Buarque, Morro Dois Irmãos e Sapatos em Copacabana de Vitor Ramil
Conto e Canção - Faroeste Caboclo de Legião Urbana
Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo

Módulo 3
A Canção abrindo-se em gomos: peculiaridades da letra enquanto poesia, o trabalho de harmonia e melodia (tônica e dominante) casando com as imagens vindas da palavra, a fala popular, a gíria, a cartografia do social e do poético, a lírica amorosa, rimas, onomatopéias, noções de ritmo aplicadas à voz e exercícios deliberados de intertextualidade (influências, citações, homenagens, transcriações e recriações). Produção de uma ou mais canções coletivamente com o grupo de oficinandos (Escrita Musical para registrar e MP3 ou câmera de vídeo para gravar).

Sarau de encerramento com Richard Serraria e convidados.
Participações especiais e/ou citações/referências ao material criado em conjunto.

Sopapo

Nessa oficina é priorizado o enfoque de conteúdos de matriz africana, em virtude da Lei 10639. Trabalha-se com o sopapo (veja a reportagem sobre o Tambor de Sopapo no programa Outro Olhar)
tambor afro gaúcho da região de Pelotas e Rio Grande que remete às charqueadas no período colonial no RS. Richard Serraria fez parte de uma equipe que aprontou para o IPHAN (MINC-GOV.FED) um documentário contando a trajetória desse instrumento, tambor que esteve presente nos séculos XVIII e XIX nas charqueadas e no século XX ganhou sobrevida nas escolas de samba da região sul do RS. Mais informações acesse: http://tambordesopapo.blogspot.com/

Basicamente consiste em toques de tambor e apresentação histórica, exibição do documentário O Grande Tambor e ainda execução da trilha sonora especialmente composta por Richard Serraria e Marcelo Cougo, com direção de percussão de Lucas Kinoshita, especialmente para o filme.   



Oficina sobre Leituras Obrigatórias da UFRGS 2012  

Nesse trabalho, Richard Serraria apresenta e comenta com canções as obras selecionadas para Vestibular. Uma aula/show com uso da internet e projetor junto mais equipamento em vídeo para projeção de DVD e aparelho de som. Além disso leva violão, cavaco, percussão e faz uso de um microfone com pedestal mais loop station e pedal delay.
Ainda explica, depois de cada obra, o que se  desenvolve para ajudar na compreensão de tais livros. Seguem alguns exemplos abaixo:


1. João Cabral de Melo Neto - A Educação pela Pedra;
Execução ao violão de uma poesia chamada "A bailarina" de João Cabral de Melo Neto. Com isso mostra-se a fase inicial do poeta e a guinada radical que ele empreende em seu processo de escrita geométrica e matemática, em que "A educação pela pedra" é um dos textos mais representativos de tal questão. Levo ainda o DVD "Palavra Encantada" em que o vocalista Lirinha da banda Cordel do Fogo Encantado declama um trecho de "Os três mal amados", criado à luz do poema "Quadrilha" de Carlos Drummond de Andrade (é uma bela forma de entender Cabral, comparando-o com outro gênio da poesia brasileira). Para encerrar, ouvimos o próprio poema "A educação pela Pedra" declamado pelo autor em CD.

2. José Saramago - História do Cerco de Lisboa;
Audição da canção "Fado Tropical" de Chico Buarque via youtube, trecho do filme de Carlos Saura. http://www.youtube.com/watch?v=HiN5AqGaSM8
Discussão de Literatura e História pensando no papel do escritor, também capaz de modificar o que estava consagrado.

3. Moacyr Scliar - O Centauro no Jardim;
Mitologia grega e referência à Centauromaquia, trecho da Ilíada. Execução ao violão da canção "Alcei a perna no pingo" de Vitor Ramil, ponto de partida para visitar o Mito do Gaúcho, identificado como o Centauro dos Pampas por sua valentia. Realismo fantástico e condição judaica.


4. João Simóes Lopes Neto - Contos Gauchescos;
Audição da canção via CD, intitulada No Manantial, musicada por Vitor Ramil no disco Ramilonga. Apresentação da ideia central dos contos contidos no livro através de declamação livre estilo payada, com violão dedilhando milonga.
Comentário do filme "Anahy de las Misiones", ambientado no pampa das batalhas do século XIX e a figura de Blau Nunes, um homem impregnado de um passado épico. Vídeo de Melancia e Coco Verde, filmado pela TVE do RS.

Obs.: Pode-se adequar obras e autores conforme combinação prévia com instituição de ensino contratante, mantendo a dinâmica do bate papo musicado com recurso web à discussão crítica a partir de canções.


____________________
RICHARD SERRARIA
Formado em Letras pela UFRGS com Mestrado em Poesia Brasileira estudando João Cabral de Melo Neto, Richard Serraria é um compositor e intérprete com 4 discos lançados (2002, 2006, 2009 e 2011), tendo recebido 4 prêmios Açorianos em função de sua obra. Vem desenvolvendo aulas/shows em que a literatura é apresentada através de canções, sempre de forma lúdica e divertida. Em 2005 a Bataclã FC, banda que criou e participa, foi Patrona da Feira do Livro de Novo Hamburgo. Em 2011 Richard Serraria novamente recebeu convite para ser Patrono da Feira do Livro de Presidente Lucena, no mês de novembro próximo.