Pampa Esquema Novo




Pampa Esquema Novo quer avançar nas intersecções da expressão negra gaúcha brasileira em diálogo com a negritude uruguaia do candombe e da murga, por exemplo e ainda na condição negra da milonga, parte do tango. A região portuária de Buenos Aires e o lunfardo, o tango portenho, tudo isso tem contribuição negra, o que de resto é constatação de boa música em todo o planeta já que a Mãe África permeou a música americana, a música caribenha e a música brasileira, talvez as 3 maiores escolas musicais fora da Europa.

Tudo isso através do objeto canção, misto de poesia e música, gênero que se solidificou ao longo do século XX como via de expressão significativa de questões existenciais contemporâneas.

* Vídeos: Coletivo Catarse

Pampa Esquema Novo
LETRA E DOWNLOAD

Canção de Richard Serraria e Marcelo da Redenção, faixa título do conteúdo cultural mais recente de Richard Serraria. Mistura de candombe com maracatu, MPB com MPP (música popular do pampa). A alma mestiça da América do Sul se mostrando através da música crioula, miscigenação em formato de canção.


Vira Lata de Rua

LETRA E DOWNLOAD

Bossa Tango parte 2, composta por Richard Serraria, Vareja Samba e Otávio Santos, conteúdo cultural Pampa Esquema Novo. Gravada em Montevidéo no Estúdio Sondor com Juan Schellemberg no piano e Sérgio Astengo no bandoneon mais violões porto alegrenses de Angelo Primon e percussão final de Alessandro Brinco no sopapo e vocais de Richard Serraria

Doce Amor se fez Samba Puro
LETRA E DOWNLOAD

Samba porto alegrense embalado com sopapo, homenagem à bateria de Mestre Papai que marcou época no Morro da Maria Degolada dirigindo a Academia de Samba Puro. Parceria com Marcelo Delacroix, compositor gaúcho e assinatura vocal final da diva negra Marietti Fialho. A letra surgiu na dispersão do Porto Seco, após o desfile na bateria dos Bambas da Orgia acompanhado de Lucas Kinoshita na volta dos sopapos ao Porto Seco.

Temporal
LETRA E DOWNLOAD

Canção de Pablo Grinjot e Richard Serraria, composta em Cabo Polônio, fevereiro de 2010. Um candombe com tamborim, leveza nos vocalises e o deslumbramento narrando a chegada ao litoral uruguaio depois de um dia de intensa chuva. Na percussão Mimo Ferreira, Alessandro Brinco, Lucas Kinoshita no sopapo, Violões de Angelo Primon e contrabaixo de Filipe Narcizo

A flor de perto
LETRA E DOWNLOAD

"A flor de perto", parte do conteúdo cultural Pampa Esquema Novo de Richard Serraria. Poesia concreta transformando-se em canção. Violões de Angelo Primon,voz de Vanessa Longoni, percussão de Mimo Ferreira.

Azul meu orixá
LETRA E DOWNLOAD

Canção de Richard Serraria e Sebastian Jantos, composta integralmente no bairro Jacinto Vera em Montevidéo, abril de 2010. Orixá cultuado fortemente tanto em Porto Alegre quanto em Montevidéo. Destaque para o ijexá (ritmo suave ligado ao afoxé e candomblé), nessa gravação realizado com tambores de candombe, Mimo Ferreira da fronteira mandando ver nas percussões. Backing vocal magistral das pastoras: Vanessa Longoni, Andréa Cavalheiro e Marietti Fialho. Violões de Ângelo Primon e baixo de Filipe Narcizo. Parte do conteúdo cultural Pampa Esquema Novo, MPB+MPP (Música Popular do Pampa).

Amor de perdição
LETRA E DOWNLOAD

Milonga cantada por Zeca Baleiro e Richard Serraria, parte do conteúdo cultural Pampa Esquema Novo (MPB+Música Popular do Pampa). Violão de Angelo Primon gravado em Porto Alegre e violinos de Pablo Grinjot, gravados em Buenos Aires. Voz de Zeca Baleiro gravada em São Paulo e voz de Richard Serraria gravada em Porto Alegre. "Road Song", mais uma canção feita em trânsito. A letra cita nomes de obras clássicas da Literatura Universal.


Avisa que o amor vai chegar
LETRA E DOWNLOAD

Bossa Tango de Richard Serraria, parte do conteúdo cultural Pampa Esquema Novo.

Momento Che
LETRA E DOWNLOAD

Vinheta em portunhol, composição de Richard Serraria com Zelito feita em Buenos Aire