quarta-feira, 11 de maio de 2011

POESIA E CANÇÃO BRASILEIRA - parte 4


Pode-se afirmar que a história literária oscila entre esses opostos, contenção e excesso, expressão de conjunto de valores de cada época. Assim pode-se pensar a preferência cabralina pelo barroco espanhol em detrimento do romantismo individualista que traz consigo a possibilidade de interpretar a norma estabelecida à sua maneira levando o poeta a criar sua norma particular. Cabral em entrevistas se filia a Kilkerre, Sousândrade e à família dos poetas de preocupação formal rigorosa. Também a preferência de João Gilberto pela sutileza como norma à sua expressão cancional entraria no mesmo plano de particularidade, ao reverenciar Noel Rosa e priorizar a expressão na matriz samba em formato contido no tocante ao canto e execução do violão.

Afirmo que a escolha pela tradição literária espanhola molda Cabral de forma diferente à grande parte da lírica brasileira e assim o ideário poético exposto pelo autor encontra melhores linhas explicativas ao filtrarmos as idéias de Cabral sob esse ponto de vista. Também João Gilberto em sua escolha abriu um caminho diferente, ao dar voz aos cantores de poucos recursos vocais no sentido da força do canto, associada ao volume e herança do canto operístico em que o famoso Dó de peito imperava enquanto norma. O avanço da tecnologia de microfones, proporcionando melhores condições de captação tanto para gravações em estúdio quanto para espetáculos ao vivo, sem dúvida tem parcela significativa de contribuição nessa mudança de paradigma. Mas interessa-me sobretudo o exercício de filiação entrevisto no modo de João Gilberto  e Cabral se expressarem.

            Refazer a leitura da poesia espanhola do século de ouro, por exemplo, torna-se exercício extremamente prazeroso quando se abre tal possibilidade de leitura comparativa. Cabral em comparação ao modo de Góngora e Quevedo, por exemplo, pensarem a poesia. Mais visível na parte estrutural do objeto poético do que propriamente nos temas abordados, na premissa comum de que a poesia enquanto resultado de pouca elaboração desdenha da forma. 

Do mesmo modo, João Gilberto filia-se à tradição da música negra muito presente numa cidade como o Rio de Janeiro e ao mesmo tempo nega-a quando para se expressar cria um novo campo de possibilidades, envolvendo voz baixa, sem percussão, valorização dos silêncios na interpretação da peça cancional, trazendo ainda, à maneira de Harold Bloom, suas influências perceptíveis na escolha de repertório em que ele valoriza a tradição da canção brasileira. Tal influência, daquela maneira paradoxal em que para estar à altura do autor homenageado é preciso ser diferente dele, se mostra fortemente em João Gilberto. Ele escolhe Assis Valente, Ary Barroso, Dorival Caymmi para fazer parte de seu repertório mas o faz cantando de maneira diferente, como Noel Rosa. Diversos estudiosos relatam a importância de João Gilberto e seu canto contido como possibilitador do surgimento de outros cantores e compositores, como Roberto Carlos e Chico Buarque por exemplo. Vozes de pouca extensão, vozes de compositores, distantes do bel canto vigente ainda na primeira metade do século XX e que tiveram o caminho desbravado pela aparição do modo João Gilberto de interpretar canções. Técnica apuradíssima  e um modo inteligente de utilização da voz enquanto instrumento musical, são marcas de João Gilberto em seu canto bossa novístico.

Do mesmo modo a idéia de Cabral expressa no princípio da década de 50 era usar a técnica e a inteligência (funcionalidade do trabalho de arte) para intensificar a emoção. Na pág. 733 cita a poesia épica (El Cid foi objeto de estudo aprofundado enquanto esteve na Espanha), teatro em verso e poemas de arte mayor dos espanhóis como importantes elementos à reflexão e que fazem parte de sua forma de enxergar o objeto lírico. Essa arte “mayor castellana” seriam poemas em dodecassílabo, com dois hemistíquios, em cada um dos quais se dá a combinação de duas sílabas átonas entre outras duas tônicas.
---------------------------
O artigo segue...

Nenhum comentário: