segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bateria dos Lanceiros Negros em gestação

Mestre Baptista dirigiu várias baterias de escola de samba ao longo de sua vida (General Telles, Unidos do Fragata, etc). Era mebro honorário dos Imperadores do Samba, distinção que ganhou numa das visitas que fez à quadra da Vermelho e Branco ainda na Ipiranga esquina com a Cascatinha, em frente à Zero Hora, isso no início dos anos 80. Numa das últimas conversas que tivemos ele demonstrou o desejo de fazer a bateria dos Lanceiros Negros, segundo ele, uma lembrança ao massacre de Porongos que não deveria ser esquecido. Fiquei pensando nos últimos dias sobre tal desejo, expresso num pedido afetuoso de que montássemos tal bateria.
 Hoje começaremos os ensaios dessa bateria que será composta por enquanto por 3 sopapos, tambor de repique uruguaio, frigideira no lugar de tamborim, tarol, 4 agês tocados por mulheres cantoras, 2 violões e um cavaco.
Breve passo mais detalhes de integrantes, repertório (certamente samba mais cadenciado, sem correrias: "Cadencia o samba, pra que correr? Não é escola de marcha, é escola de samba!", palavras do Baptista no documentário "O grande tambor" IPHAN/Catarse) e ações pontuais nesse período de pré carnaval 2013.

Nenhum comentário: