sábado, 14 de julho de 2012

Festival de Inverno de Porto Alegre, show dia 26 de julho


Richard Serraria e Banda – Pampa Esquema Novo
26/Jul - 19h - Teatro de Câmara Túlio Piva - gratuito

Richard Serraria fará seu show no Teatro de Câmara dia 26 de julho às 19h. O espetáculo é uma divulgação de seu novo CD, intitulado Pampa Esquema Novo.
Intervenção musical que materializa a mescla de MPB com MPP (Música Popular do Pampa) com especial destaque à alma percussiva do cone sul. Destaque ao tambor de sopapo junto com atabaque gaúcho de batuque jêje-nagô, tambores de candombe, chocalhos de sementes índígenas em diálogo com a tecnologia (sons de IPOD, samplers, delays, loops, teclado), percussão corporal (beat box de rap, ressonâncias feitas no corpo),  violões, guitarra, baixo, gaita, bandoneon e poesias.

Tal espetáculo passeia por candombe (afro uruguayo) com samba, milonga hispano-mourisca, bossa-tango, samba de exaltação e carnaval antigo com tambores afro gaúchos, ijexá, maracatu e côco. Esse conteúdo mostra assim a identidade multicultural da região, encontro de diferentes etnias que construíram a América hispano-portuguesa e legaram manifestações populares ricas num lugar de fronteiras móveis ao longo do período colonial, destacando a herança afro-descendente e indígena no cone sul do continente.

O show baseia-se no disco Pampa Esquema Novo que teve produção de Ângelo Primon junto com Richard Serraria e direção de percussões de Lucas Kinoshita, obtendo 5 indicações ao Prêmio Açorianos de Música 2011 (vencedor na categoria MELHOR ARRANJADOR). No palco Filipe Narcizo (baixo), Mimo Ferreira (percussão), Renato Müller (gaita e bandoneon), Lucas Kinoshita (sopapo, bateria, escaleta, teclado e voz), Marco Azevedo (violão) e Richard Serraria (poesias, violão, tamborim, repinique, sopapo, beat box e voz). No show ainda canções do disco Vila Brasil de 2009 e também temas da Bataclã FC (Menino Pandeiro, Cabelo Pixaim, etc).

Trajetória:
Serraria é músico, compositor, poeta, professor universitário e agitador cultural com atuação na cena porto alegrense há mais de 15 anos. Também tem ligações fortes com o carnaval, sendo ritmista da bateria dos Imperadores do Samba no ano de 2002 e 2003 e também da União da Vila do IAPI em 2005 e 2006. Além disso, venceu o Festival de Samba Enredo da cidade de Caxias do Sul no ano de 2004.  Como compositor ganhou o Prêmio Açorianos de 2002 e 2006, por seu trabalho atrelado à Bataclã FC. Em 2005 e 2006 ganhou o prêmio de Melhor Letrista do VIII Festival de Música de Porto Alegre, também junto com a Bataclã FC, banda que recebeu o Prêmio Açorianos ainda em duas outras oportunidades. Em 2011 ganhou o Prêmio Açorianos de MELHOR ARRANJADOR pelo disco Pampa Esquema Novo junto com Angelo Primon.

Nenhum comentário: