sexta-feira, 1 de junho de 2012

Show Richard Serraria dia 21 de junho na Rio+20


Vista aérea do Museu de Arte ModernaMuseu de Arte Moderna (MAM) 

Durante a Conferência, as galerias do Museu abrigarão exposições temáticas de renomados artistas brasileiros e mostra da campanha “O Futuro Que Queremos”. A cinemateca receberá palestras e seminários organizados pela sociedade civil e mostra de filmes na temática do desenvolvimento sustentável. O Museu receberá ainda a Arena Socioambiental, série de eventos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Faremos (Serraria, Kino e Primon com participação especial de Vanessa Longoni) uma intervenção musical, mescla de MPB com MPP (Música Popular do Pampa) com especial destaque à alma percussiva do cone sul. Destaque ao tambor de sopapo junto com atabaque gaúcho de batuque jêje-nagô, chocalhos de sementes índígenas em diálogo com a tecnologia (sons de IPOD, samplers, delays, loops, teclado), percussão corporal (beat box de rap, ressonâncias feitas no corpo), mosaico de cordas (viola de 10, viola de cocho, sytar, cavaco e violões) e poesias.

Tal espetáculo passeia por candombe (afro uruguayo) com samba, milonga hispano-mourisca, bossa-tango, maçambique (afro açoriano), samba de exaltação e carnaval antigo com tambores afro gaúchos, ijexá, maracatu e côco. Esse conteúdo mostra assim a identidade multicultural da região, encontro de diferentes etnias que construíram a América hispano-portuguesa e legaram manifestações populares ricas num lugar de fronteiras móveis ao longo do período colonial, destacando a herança afro-descendente e indígena no cone sul do continente.

O show baseia-se no disco Pampa Esquema Novo que teve produção de Ângelo Primon junto com Richard Serraria e direção de percussões de Lucas Kinoshita, obtendo 5 indicações ao Prêmio Açorianos de Música 2011 (vencedor na categoria MELHOR ARRANJADOR). Ainda tem canções do documentário “O grande tambor” (Catarse/IPHAN; 2010), Bataclã FC, Giba Giba e Caetano Veloso.  Em julho o show segue para Buenos Aires e Montevidéo  para lançar Pampa Esquema Novo no Uruguay e na Argentina.

Vídeo:

Entrevista:
Clicar na aba lateral direita da página no ícone PW TAMBOR

Nenhum comentário: