segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Poesia para todo Sampler


Trata-se de um show autônomo e solo, com uma dimensão poética, musical e visual bem estruturadas assim como interligadas de forma a compor um todo bastante impactante: um poeta/músico com violão, tambor sopapo e um sampler, poesia diversa e muitos universos sonoros. Estrutura-se em dois blocos: Sampler Lado A e Sampler Lado B. Esta intervenção mostra diferentes modos de como se pode apresentar a poesia: num cartaz de rua, “falavra” no gogó, na página branca do livro, mastigada com fundo musical, vídeo poesia , melodia cantada, rap com beat box feito ao vivo, repente, slam poetry ou ainda numa milonga para payada declamada além de cantoria popular com tambor sopapo, no qual o público faz o responsório aos versos recolhidos por Serraria em comunidades quilombolas gaúchas. Tal encontro utiliza a tecnologia da recombinação (uso do sampler) e brinquedos como elementos que possibilitam a criação de paisagens sonoras assim instigando a percepção musical e poética.  Um solo poético que parece uma banda inteira, espetáculo dinâmico e experimental, ao mesmo tempo uma intervenção bem equilibrada, Poesia Delivery, fábula do overdub que prende a atenção até o último poema.
O roteiro contempla as três esferas da palavra (a musicalidade/canção, a poética/conteúdo, a visualidade/forma), traçando e trançando elas de um modo que o show tem um ritmo, uma cadência que atrai e prende a atenção do público. A performance transita nesse campo entre a poesia vocal e a música, poesia visual e literatura; uma colocando em questão as fronteiras da outra. Conta com poesia/canção, poesia pura (declamada), vídeo/poesia com grafites das ruas de Porto Alegre, citações literárias e espaço para eventual interação do público no formato sarau com fundo musical produzido ao vivo e de improviso na hora. 



Em 2018 foram mais de 30 intervenções em diferentes cidades do RS, dando sequencia a longa rodagem deste espetáculo desde 2015. Para 2019 já está definida ida ao Ceará a partir de seleção pública em edital do Banco do Nordeste, dentre outras ações.

Nenhum comentário: