domingo, 16 de novembro de 2014

Sarau no Solar dia 19/11 às 18:30h

 Abertura com a invocação aos griôs: "GIBA GIGANTE NEGÃO", homenagem a uma série de figuras representativas na trajetória do atabaque rei no estado do RS. Gilberto Amaro do Nascimento, conhecido como Giba Giba, ouve pela primeira vez em 2006 a canção que lhe homenageia na primeira edição do PercPoa no Teatro de Câmara na Cidade Baixa em Porto Alegre. Canção gravada inúmeras vezes por Serraria: 2008 tem seu primeiro registro em estúdio no disco Vila Brasil. Tal gravação traz sopapo gravado por Giba Giba e Sandro Gravador. Em 2010 a canção aparece no filme "O Grande Tambor" que narra a história do povo negro no RS através do tambor de sopapo. Em 2013 ela aparece gravada em vídeo para DVD pelo Alabê Ôni. Nos shows a canção começa somente com tambor sopapo mais tambor ilu, agês e vozes; ao longo do arranjo transforma-se ao longo de sua execução num reggaeton afro gaúcho com bateria (Lucas Kinoshita), baixo (Diego Banega) e guitarra (Angelo Primon): raízes e antenas.
 A segunda canção é uma das mais impactantes do próximo trabalho, fino acabamento num samba funk bem porto alegrense, suingue das beiradas do Guaíba, a dança das cadeiras em primeiro plano numa letra sutil e lírica que também permite a dança do intelecto. "Tripulação, preparar para o vôo!"

 Depois um pouco de candombe na canção "Temporal", do disco Pampa Esquema Novo, parceria com Pablo Grinjot, letra cantada em portunhol e diálogo com a negritude do Prata em forma de canção.
Depois vem "Palavra Gota de Sereno", "Doce amor se fez Samba Puro", "A flor de perto", "O jangadeiro não sabe nadar", Livro do Desassossego", "Um bonde chamado Desejo" e "Cabelo Pixaim" com citação de Gilberto Freire.
Fotos de Nathály Weber

Nenhum comentário: