quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Alabê Ôni avançando DVD



Alabê Ôni é um grupo percussivo, de raiz africana (no sangue e na cultura), que se reuniu pra agregar as manifestações dos tambores que tocam historicamente no território que se reconhece politicamente como sendo o Estado do Rio Grande do Sul.
Alabê Ôni é também yorubá, uma expressão que, mais ou menos, dependendo da interpretação, significa “nobre tamboreiro” ou “grande mestre dos tambores” – acima de tudo, uma homenagem dos músicos Richard Serraria, Walter Pingo, Kako Xavier e Mimmo Ferreira à ancestralidade assaltada da África e que resistiu por séculos em terras distantes.
alabe
Mimmo Ferreira, Richard Serraria, Walter Pingo e Kako Xavier.

 Um projeto de 60 shows no norte e nordeste, em 2013, e outros 60 no sul, sudeste e centro-oeste, em 2014, que ecoará o grave do Tambor de Sopapo e que promete mostrar a todo o país, afinal, a matriz africana da cultura rio-grandense, tão escondida pelas teorias do positivismo, que teimou insistentemente em vender a figura de um gaúcho “limpo”, branco e viril.
A verdade é que o Tambor de Sopapo e os outros tambores de outros toques estão intrinsicamente ligados à história do Rio Grande do Sul e são, sem sombra de dúvida, as mais legítimas manifestações culturais emanadas do chão e do sangue derramado neste estado. A Alabê Ôni, pelas mãos desses músicos que a compõem, está aí pra explicitar isso, pela ecleticidade que isso tudo envolve e pela importância de uma religiosidade que aflora no rufar dos tambores.
E o Coletivo Catarse está inserido nesta com a produção do DVD que vai acompanhar a banda na turnê nacional, com gravações marcadas para março e finalização em meados de abril. Um trabalho que já se iniciou em janeiro deste ano, com a gravação de seis faixas (Adarun, Aré Bará, Milongón, Glefê – Giba Gigante Negão, Cantos de Maçambique, No Meio da Praça e Alabê) no estúdio A Vapor, em Pelotas (clique aqui para ver matéria do Diário Popular), e com a pré-produção e mixagem, agora, em fevereiro, também em Pelotas.
Confira uma das músicas do projeto:
Alabê
Axé!
Kako Xavier observa o espectro do grave do Sopapo.
Kako Xavier observa o espectro do grave do Sopapo.
mix_pel_02
O músico Leandro Maia esteve na Casa do Tambor, na praia do Laranjal, pra ajudar na avaliação das mixagens das músicas.
mix_pel_03
mix_pel_05
Um dos maiores desafios é manter a fidelidade dos graves absolutos do Tambor de Sopapo nos processos de mixagem e masterização.
mix_pel_04
A clássica participação de Richard Serraria na RádioCom, em Pelotas, divulgando os trabalhos da Alabê Ôni.
Fotos e texto: Gustavo Türck/Coletivo Catarse

Nenhum comentário: