segunda-feira, 7 de maio de 2012

Show na próxima quarta no Foyer Nobre do Theatro São Pedro 12:30h (leia entrevista com vídeos)


Entrevista

Percussão com sotaque gaúcho

02/05/2012

Há quatro anos juntos, a dupla gaúcha Lucas Kinoshita e Richard Serraria vem rodando pelo cenário musical do Estado, mostrando novas formas de pensar a música através da percussão. Neste ano de 2012, a parceria projeta um ‘salto à frente’ em arranjo e musicalidade, desenvolvendo um trabalho que exige muito ensaio e aperfeiçoamento constante. Kino e Richard, como são popularmente chamados, revezam voz e sonoridades percussivas, apresentando composições do disco ‘Pampa Esquema Novo’, de Richard Serraria, indicado em cinco categorias ao Prêmio Açorianos de Música deste ano.

PortoWeb: Como vocês descrevem o show da dupla Lucas Kinoshita e Richard Serraria? O diferencial está no destaque aos instrumentos de percussão?

Saímos do modelo tradicional de apresentações onde existe um cantor e seus acompanhantes. Buscamos avançar para além desse estereótipo musical. Montamos o show juntos e fazemos as apresentações de maneira divertida e muito rica no que diz respeito à abordagem de instrumentos. Canções que variam entre os dois tocando percussão e cantando canções que mesclam outros instrumentos musicais e alternam o vocal. Nos dividimos em uma série de instrumentos. Isso traz o diferencial ao público. É o nosso modo de fazer. Além de exigir muito mais de nossa parte como instrumentistas e músicos.

PW: Porque a escolha do sopapo como instrumento âncora de percussão?

É muito disseminado que o Rio Grande do Sul é associado culturalmente à Europa, tanto pelo clima como pela questão da imigração. Buscamos mostrar que o Estado também é negro e que tem esse traço cultural. Fazemos isso através do sopapo, que é o tambor daqui. Além disso, queremos fazer a difusão da musicalidade do instrumento, a quebra do paradigma e mostrar que o sopapo é algo de que as pessoas podem se apropriar livremente. Tirar aquela ideia das pessoas de que para se tocar um instrumento complexo é necessário ‘estar no sangue’. E, sim, é necessário o desejo de tocar e a persistência porque, o sopapo é disponível para todo mundo.

PW: Como vocês avaliam as experiências de intercâmbio musical?

Nos intercâmbios disseminamos a musicalidade do Estado, a identidade construída através da negritude. Exploramos a identidade negra dos locais. Nas viagens ao Uruguai, buscamos referências culturais que realmente existem e que não são tão exploradas. Em Buenos Aires, a presença negra na música. Trazemos essa mistura de raças para nosso trabalho.

PW: Quais foram as indicações ao Prêmio Açorianos de Música e o que isso representa para o trabalho da dupla?

Recebemos cinco indicações ao prêmio pelo recente CD de Richard, ‘Pampa Esquema Novo’: melhor disco MPB, melhor composição MPB, melhor instrumentista pelo disco, melhor arranjo para o disco e melhor produção Musical. As indicações dão conta de que o projeto Pampa Esquema Novo (prensagem, divulgação e apresentações com apoio do Fumproarte) vêm cumprindo seu papel diante de um cenário musical muito forte como acontece no RS. É um trabalho coletivo que envolve grandes artistas e que consegue cumprir seu papel por divulgar a música africana presente no Cone Sul.

Assista o vídeo:


Próxima apresentação de Lucas Kinoshita e Richard Serraria:

09/05/2012: Foyer do Teatro São Pedro (Praça da Matriz) – 12:30h

Veja ainda entrevista com a dupla Serraria e Kinoshita no Programa do Roger da TVCOM dia 25/4:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/tvcom-rs-player/131/player/249735/programa-do-roger-richard-serraria/1/index.htm


E fiquem atentos ao blog pois em breve daremos detalhe sobre o DVD com imagens da dupla captadas pelo Coletivo Catarse, material a ser realizado em breve com previsão de lançamento no segundo semestre de 2012.


Nenhum comentário: