terça-feira, 23 de agosto de 2011

Oficina de Sopapo em Pelotas dias 01, 02 e 03 de setembro





DIA 1 (01/09/2011)- EXIBIÇÃO DOC SOPAPO*, CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA, TRILHA SONORA AO VIVO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS



PARTE 1: 14h - 14h25 - Extinção e Cabobu

Música: A Princesa é uma Senhora**

Contação: Todo Sopapo tem uma aranha dentro

O que é o Sopapo, suas caracterísitcas e breve histórico.

Cabobu ano 2000 (Encontro dos tambores em Pelotas RS)

Levada do Cabobu aplicada ao sopapo e seu padrão rítmico (samba dolente)





PARTE 2: 15h - 15h40 - Carnaval

Música: Pássaro Azul**

Sopapo no batuque e no carnaval de Rio Grande e Pelotas
Sopapo nos Bambas da Orgia (imagem do desfile 2009)
Levada executada pela Ala de Sopapos em 2009 / releitura de um toque do batuque gaúcho por Sandro Gravador




INTERVALO: 16h - 16h15





PARTE 3: 16h15 - 16h50 - História do RS

Música: Suíte Senzala**

Gravura de Rudolph Wendroth, 1851 na região das Charqueadas

Histórico das Charqueadas -século XVIII e XIX
Audição da trilha com comentários dos diretores Richard Serraria e Lucas Kinoshita.
Processo de composição, poesia e seus significados
Sopapo: pré- produção, afinações, captação, grooves e arranjos
Perguntas e respostas.


PARTE 4: 17h - 17h50 Superação

Música: Ventre Livre**

Oficina de Sopapo no Ponto de cultura Ventre Livre:

Como surgiu a primeira oficina de sopapo, resultado e dificuldades, fotos e vídeos e o trabalho com ambientes não-escolares.

Comentários, questões ligadas ao documentário e debate.

*Trechos do documentário “O Grande Tambor” patrocinado pelo IPHAN
**Canções ao vivo em dupla (sopapos, violão, loop station, escaleta e vozes) - canções especialmente compostas e produzidas para a trilha sonora do filme.



DIA 2 (02/09/2011) - OFICINA DE SOPAPO E CRIAÇÃO COLETIVA



Objetivo: aproximar os participantes desse instrumento musical através da exploração das várias possibilidades de sons, afinações e técnicas de execução; através de exercícios musicais que auxiliassem a execução de ritmos brasileiros (mais especificamente do samba sul rio-grandense) ; da apreciação de vídeos, audições e conhecimento histórico sobre o significado e utilizações deste instrumento



PARTE 1: 14h às 16h

Revisão e contextualização histórica.

Perguntas, dúvidas, questionamentos.

Tese de douturado “O Sopapo e o Cabobu”, de Mário de Souza Maia. Os três momentos do Sopapo: o sagrado, o profano e o contexto atual. (visualização do trabalho)

Possibilidades sonoras do instrumento: técnicas, timbres, microfonação em palco e ao vivo. Dificuldades e superações.

Reflexão sobre a tecnologia do instrumento e o processo de “carioquização” do samba gaúcho.

O Sopapo e sua função no samba. Os surdos de primeira, segunda e terceira.

Trabalho de conclusão de curso Lucas Kinoshita – Ipa 2009 / escrita musical para sopapo.

Novas fronteiras: o uso de baquetas para tocar o Sopapo, diferentes tamanhos e afinações, possibilidade de couros e timbres, etc.

Sopapo e os desafios no séc. XXI







INTERVALO: 16h - 16h15







PARTE 2: 16h15 às 18h - Tocar, criar, inventar, compor.



Criação coletiva, interação com o público, escolha de uma (ou mais) música(s) para tocar, criação de uma (ou mais) música(s).

O samba no Sopapo.

O Ijexá e exemplos (audições e variações rítmicas).

O Cabobu.

Toques de batuque do RS (Sandro Gravador e releitura de um toque por Paulinho Romeu na música O Grande Tambor

Tocar com oficineiros: variações rítmicas e livre criações.

Onde: Universidade Federal de Pelotas
Informações atendimento@caiolopes.com.br

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