DIA 1 (01/09/2011)- EXIBIÇÃO DOC SOPAPO*, CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA, TRILHA SONORA AO VIVO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
PARTE 1: 14h - 14h25 - Extinção e Cabobu
Música: A Princesa é uma Senhora**
Contação: Todo Sopapo tem uma aranha dentro
O que é o Sopapo, suas caracterísitcas e breve histórico.
Cabobu ano 2000 (Encontro dos tambores em Pelotas RS)
Levada do Cabobu aplicada ao sopapo e seu padrão rítmico (samba dolente)
PARTE 2: 15h - 15h40 - Carnaval
Música: Pássaro Azul**
Sopapo no batuque e no carnaval de Rio Grande e Pelotas
Sopapo nos Bambas da Orgia (imagem do desfile 2009)
Levada executada pela Ala de Sopapos em 2009 / releitura de um toque do batuque gaúcho por Sandro Gravador
INTERVALO: 16h - 16h15
PARTE 3: 16h15 - 16h50 - História do RS
Música: Suíte Senzala**
Gravura de Rudolph Wendroth, 1851 na região das Charqueadas
Histórico das Charqueadas -século XVIII e XIX
Audição da trilha com comentários dos diretores Richard Serraria e Lucas Kinoshita.
Processo de composição, poesia e seus significados
Sopapo: pré- produção, afinações, captação, grooves e arranjos
Perguntas e respostas.
PARTE 4: 17h - 17h50 Superação
Música: Ventre Livre**
Oficina de Sopapo no Ponto de cultura Ventre Livre:
Como surgiu a primeira oficina de sopapo, resultado e dificuldades, fotos e vídeos e o trabalho com ambientes não-escolares.
Comentários, questões ligadas ao documentário e debate.
*Trechos do documentário “O Grande Tambor” patrocinado pelo IPHAN
**Canções ao vivo em dupla (sopapos, violão, loop station, escaleta e vozes) - canções especialmente compostas e produzidas para a trilha sonora do filme.
DIA 2 (02/09/2011) - OFICINA DE SOPAPO E CRIAÇÃO COLETIVA
Objetivo: aproximar os participantes desse instrumento musical através da exploração das várias possibilidades de sons, afinações e técnicas de execução; através de exercícios musicais que auxiliassem a execução de ritmos brasileiros (mais especificamente do samba sul rio-grandense) ; da apreciação de vídeos, audições e conhecimento histórico sobre o significado e utilizações deste instrumento
PARTE 1: 14h às 16h
Revisão e contextualização histórica.
Perguntas, dúvidas, questionamentos.
Tese de douturado “O Sopapo e o Cabobu”, de Mário de Souza Maia. Os três momentos do Sopapo: o sagrado, o profano e o contexto atual. (visualização do trabalho)
Possibilidades sonoras do instrumento: técnicas, timbres, microfonação em palco e ao vivo. Dificuldades e superações.
Reflexão sobre a tecnologia do instrumento e o processo de “carioquização” do samba gaúcho.
O Sopapo e sua função no samba. Os surdos de primeira, segunda e terceira.
Trabalho de conclusão de curso Lucas Kinoshita – Ipa 2009 / escrita musical para sopapo.
Novas fronteiras: o uso de baquetas para tocar o Sopapo, diferentes tamanhos e afinações, possibilidade de couros e timbres, etc.
Sopapo e os desafios no séc. XXI
INTERVALO: 16h - 16h15
PARTE 2: 16h15 às 18h - Tocar, criar, inventar, compor.
Criação coletiva, interação com o público, escolha de uma (ou mais) música(s) para tocar, criação de uma (ou mais) música(s).
O samba no Sopapo.
O Ijexá e exemplos (audições e variações rítmicas).
O Cabobu.
Toques de batuque do RS (Sandro Gravador e releitura de um toque por Paulinho Romeu na música O Grande Tambor
Tocar com oficineiros: variações rítmicas e livre criações.
Onde: Universidade Federal de Pelotas
Informações atendimento@caiolopes.com.br
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